"A educação tem de surpreender, cativar,conquistar os estudantes a todo momento...Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória, que dê lugar a novas descobertas e novas sínteses" (Manuel Moran)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dinâmica para trabalhar com Matemática

Tem uma dinâmica que dá super certo e os alunos gostam demais que costumamos usar no inicio do ano a título de sondagem mas que pode ser feita em qualquer período do processo.

Cenoura para o coelhinho


Faça o desenho de um coelhinho bem bonito em um cartaz: Você encontra varios na net, estes são só pra representar.
Faça também umas cenourinhas de cartolina laranja e atrás delas escreva situações problemas no nível da turma em que estiver trabalhando.

Faça várias cenouras em quantidade maior que o número de alunos da classe.
Coloque também uma cesta ( pode ser desenho ou uma cestinha de verdade, daquelas de flores que geralmente temos em casa)
Então conte a história de um coelhinho (invente o nome com eles) que gostava muito de cenoura e que para comer, precisa da ajuda de cada um resolvendo a situação proposta, aquele que conseguir, poe a cenoura na cesta, quem não conseguir, pode tentar outra vez, ou trocar a cenoura... Eles ficam muito empolgados e resolvem rápido para pegar mais cenouras. O professor pode anotar e ao fim ver quem resolveu mais problemas ou quem apresentou dificuldades....

Espero ter ajudado....Beijos e por favor, não esqueça de deixar seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário